Topo

Santos falha em recuo, Inter vence com dois de Aránguiz e volta ao G-4

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2014 18h51

O Inter jamais tinha vencido o Santos na Vila Belmiro. Até este domingo. Em um jogo em que os donos da casa foram superiores na maior parte do tempo, o time gaúcho contou com uma falha em um lance de recuo para o goleiro e venceu por 2 a 1, neste domingo, pela 32ª rodada do Brasileirão. Aránguiz marcou os dois gols da vitória, enquanto Gabriel fez o santista. 

Foi a primeira vez na história que o Inter venceu a equipe paulista na Vila. Com 56 pontos, o Inter retoma posto no G-4, terminando a rodada em 3º. Enquanto o Santos, com 46, está distante do G-4 e também longe da linha de rebaixamento. 
 
O segundo gol do Inter, que definiu o placar, ocorreu em um lance pouco comum. O lateral Mena recuou a bola para o goleiro Aranha, que segurou. Tiro indireto marcado e cobrado em dois lances. O último toque, de Aránguiz, simbolizou a vitória gaúcha. 

Ambos terão clássicos na próxima rodada. O Santos pega o Corinthians, domingo, às 19h30. Antes, o Internacional encara o Grêmio, também no domingo, mas às 17h. 

Fases do jogo: 

Santos e Inter viveram 15 minutos de chance após chance de gol. Foram duas para cada time. Logo aos 7, Rildo entrou pela direita e bateu, Alisson pegou. O Inter, no contra-ataque, respondeu com cruzamento de Jorge Henrique que por centímetros não foi alcançado por Nilmar. Aos 12, D'Alessandro bateu de fora da área, Aranha deu rebote e Jorge Henrique não conseguiu colocar na rede. E aos 14, uma cobrança de escanteio santista foi concluída de cabeça por Bruno Uvini e parou na trave. No rebote, Gabriel fez o gol, mas estava impedido e acabou vendo o lance ser anulado.
 
Depois da profusão de oportunidades desperdiçadas, o Santos assumiu o controle da partida. Com Lucas Lima centralizando as ações do time, os donos da casa se postaram preferencialmente no campo do rival. Porém, deram espaço para jogadas longas e com a qualidade de D'Alessandro, o Inter abriu o placar. O argentino inverteu uma bola para Aránguiz que driblou o marcador já dentro da área e bateu cruzado fazendo 1 a 0, aos 24 da etapa inicial.
 
Até o fim da etapa inicial, o time paulista esteve em cima, porém as chances que se multiplicaram no começo do jogo, acabaram depois do placar ser inaugurado. O 1 a 0 para o Internacional encerrou as atividades na primeira metade do encontro. 
 
O segundo tempo foi ainda mais de pressão do Santos. Robinho, aos 13 minutos, entrou livre pela esquerda e bateu longe do gol de Alisson. Tanto tentou o Santos que conseguiu o empate. Aos 17 minutos do segundo tempo, Cicinho arrancou pela direita e cruzou, Gabriel se antecipou a Alan Costa e colocou na rede. 
 
A cada minuto, o time santista parecia mais perto da virada. Aos 25, Rildo, de dentro da área, bateu de primeira, para fora, muito perto do gol. E quando o Inter era inferior, conseguiu mais um gol graças a uma falha do Santos. Uma bola foi atrasada pelo lateral Mena para o goleiro Aranha, que pegou com as mãos. Tiro indireto marcado e, de dentro da área, Aránguiz transformou em gol aos 36 minutos do segundo tempo. Os minutos que seguiram foram do Inter ganhando tempo até o encerramento do jogo. 
 
O melhor: Aránguiz: Fez os dois gols da vitória vermelha, mesmo sendo volante, apareceu sempre dentro da área rival. 
 
O pior: Aranha: Não viu o recuo de Mena, segurou a bola e viu o tiro indireto marcado acabar no gol da vitória do Inter. 
 
Chave do jogo: Falha 'estranha' - O Santos não se comunicou, recuou uma bola e o goleiro pegou. Acabou sofrendo o gol quando era melhor no jogo e perdeu a partida. 
 
Toque dos técnicos:
O Inter em nada mudou. O time de Abel Braga foi o mesmo em postura tática e formação. No tradicional 4-2-3-1, Jorge Henrique atuou aberto pela esquerda, D'Alessandro pela direita e Alan Patrick centralizado. Nilmar era o homem do comando de ataque. E estes quatro com total liberdade de trocarem de posição. 
 
Já o Santos foi semelhante. Mas em vez de ter os extremos na mesma linha do armador a equipe de Enderson Moreira jogou com Rildo, pela direita, e Robinho, na esquerda, mais próximos ao centroavante Gabriel. Assim, fez um 4-3-3, com Lucas Lima de organizador no meio. 
 
Para lembrar: 
Reservas? Não! Enderson Moreira ensaiou colocar uma equipe mista neste domingo, priorizando a Copa do Brasil e 'esquecendo' Brasileiro. Mudou de ideia e usou todos os titulares. "Só vou preservar quando os jogadores não tiverem condições. Não é o caso de hoje", disse antes do jogo. 
 
Medo da Vila. O Internacional entrou em campo enfrentando um tabu histórico. Jamais venceu o Santos na Vila Belmiro. Quebrou a marca neste domingo. 
 
 
 
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 X 2 INTERNACIONAL
 
SANTOS
Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Mena; Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Rildo (Jorge Eduardo), Gabriel (Leandro Damião) e Robinho. 
Técnico: Enderson Moreira
 
INTERNACIONAL
Alisson; Cláudio Winck, Alan Costa, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, D'Alessandro (Wellington Paulista), Jorge Henrique e Alan Patrick (Bertotto); Nilmar (Ygor).
Técnico: Abel Braga
 
Data: 2/11/2014, domingo
Local: estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos e Luiz Carlos Silva Teixeira (ambos baianos)
Público: 5. 907 pagantes
Renda: R$ 170.950,00
Cartões amarelos: Fabrício (INT), Jorge Henrique (INT), Alan Patrick (INT), Alisson (INT) Aránguiz (INT); Edu Dracena (SAN), Cicinho (SAN);
Gol: Aránguiz, para o Inter, aos 24 do primeiro tempo; Gabriel, para o Santos, aos 17 minutos do segundo tempo; Aránguiz, do Inter, aos 36 minutos do segundo tempo;